© Pint of Science, 2025. Todos os direitos reservados.
Não percas a sessão sobre psicologia da justiça! Mariana Gonçalves, em "Se o Trauma Falasse, o que Diria da Justiça?", vai explorar como o trauma influencia as pessoas no sistema judicial. Já Joana Andrade, com "Sobrevivendo ao Invisível: A Psicologia por de trás das trajetórias antissociais", vai desvendar os fatores psicológicos que moldam comportamentos antissociais. Uma oportunidade única para perceberes como a psicologia impacta a justiça. Não faltes!
Se o Trauma Falasse, o que Diria da Justiça?
Mariana Gonçalves
(Professora Auxiliar)
O trauma molda vidas, decisões e até o sistema de justiça. No entanto, raramente o reconhecemos nas dinâmicas da vitimação, ofensa e reinserção social. Como é que experiências adversas influenciam vítimas e ofensores? Nesta conversa, vamos explorar o impacto do trauma e refletir sobre como podemos construir uma justiça mais informada e eficaz.

Sobrevivendo ao invisível: A Psicologia por de trás das trajetórias antissociais
Joana Andrade
(Professora Auxiliar, Docente Universitário, Psicóloga e Investigadora)
O trauma não desaparece quando a dor termina. Molda perceções, reações e estratégias de sobrevivência. Experiências adversas, na infância, criam dores insuportáveis que a mente afasta da consciência, mas que persistem. Comportamentos impulsivos ou desafiadores são respostas a feridas profundas. Em vez de julgar, devemos perguntar: ""O que esta pessoa viveu para ser assim?

© contribuintes OpenStreetMap
Outros eventos em Letraria Craft Beer Library Braga
2025-05-20
Da turbulência ao equilíbrio
Letraria Craft Beer Library Braga
R. Dom Gonçalo Pereira nº 35, 4700-426 , Braga, Portugal